
Em 1960, Henri Delaunay criou a Copa Intercontinental, que seria disputada entre os melhores da Europa e América do Sul.
Na década de 1960, a europa já possuia um torneio continental, a Copa dos Campeões Europeus (hoje, Liga dos Campeões da UEFA), porém a América do Sul não possuia torneio semelhante. Sendo assim, no mesmo ano, a Confederação Sul-Americana criou uma competição continental e a batizou de Copa Libertadores da América, numa homenagem aos heróis da independência dos países sul-americanos.
As partidas eram de ida e volta, feita no estádios de cada adversário. A primeira disputa foi entre Real Madrid, da Espanha e Peñarol, do Uruguai.
A Copa Intercontinental perdurou de 1960 a 1979.
[editar]Copa Européia/Sul-Americana Toyota - Mundial Interclubes
No final dos anos 70, por falta de incentivo e prezando a integridade de seus jogadores, os campeões europeus deixaram de participar da Taça Intercontinental. Assim, muitas vezes, os vice-campeões ocuparam a vaga de representante europeu. Em algumas ocasiões, nem o vice-campeão aceitara viajar para a América do Sul, cancelando a disputa da Taça, como ocorreu nos anos de 1975 e 1978. Para a disputa voltar a ser viabilizada, a empresa automotiva Toyota passou a patrocinar e organizar o evento, em conjunto com as confederações européia (UEFA) e sul-americana (CONMEBOL). Dessa forma, em 1980, iniciou-se a disputa do novo torneio intercontinental, desta vez denominado Copa Européia/Sul-Americana. No Brasil, popularizou-se a expressão Mundial Interclubes para referir-se ao torneio, pois apesar deste não ser um campeonato mundial de jure, era o mais proximo disto na época. A taça era disputada em apenas um jogo, em estádio neutro, sempre no Japão. Inicialmente a disputa foi feita no Estádio Olímpico de Tóquio e depois no Estádio Internacional de Yokohama.
A Copa Européia/Sul-Americana Toyota perdurou de 1980 a 2004.






Nenhum comentário:
Postar um comentário